quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Home / JUSTIÇA / MP-BA pede reforço de medidas de segurança no Presídio Salvador
sexta-feira 8 de outubro de 2021 às 09:17h

MP-BA pede reforço de medidas de segurança no Presídio Salvador

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Andréa Ariadna Santos, requereu no último dia 5, em caráter liminar, que a Justiça determine à Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap) a adoção de providências para reforçar a segurança no Presídio Salvador. Entre as ações que constam no documento estão o aumento do quantitativo de policiais penais e agentes penitenciários no presídio, para que seja cumprida a proporção de cinco policiais para cada interno, conforme resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). Além disso, o MP requer que a Seap coloque de imediato telas, grades ou alambrados ao redor do prédio principal e do prédio anexo do Presídio Salvador, com altura mínima de cinco metros acima do nível do solo, para coibir os lançamentos e constituir mais uma barreira contra arremessos.

Segundo a promotora de Justiça Andréa Ariadna Santos, durante a realização das visitas rotineiras às unidades prisionais foram constatadas irregularidades no Presídio Salvador relacionadas à segurança da unidade, as quais deixam o estabelecimento vulnerável à entrada de objetos proibido e ao indevido trânsito de pessoas de fora do complexo e de internos em fuga. Ela complementou que foram encontradas dezenas de facões no interior do presídio, armas cortantes de potencial letal, gerando risco à segurança dos internos, inclusive em caso de desentendimentos entre si, e dos agentes penitenciários e policiais penais que atuam no local. “Entre os meses de junho a agosto desse ano, foram encontradas na unidade 2.770 gramas de substância análoga a maconha, 490 gramas análoga à cocaína e 50 gramas análoga ao crack”, destacou a promotora de Justiça.

No documento, o MP requer também que a Seap promova a imediata a ocupação pela Polícia Militar dos postos de segurança que estão desativados no Presídio Salvador; intensifique a rotina de rondas policiais ao redor do presídio, a fim de promover a segurança e apreender eventuais objetos que tenham tentado introduzir irregularmente por meio de arremessos; e adote providências imediatas no sentido de munir o Presídio Salvador de monitoramento eletrônico eficiente de seu perímetro, por meio de câmeras de segurança estrategicamente posicionadas ou, alternativamente, que promova o monitoramento eletrônico através de outros equipamentos.

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!