domingo 22 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / MP-BA entra com ação contra acúmulos de cargos em prefeitura baiana
quinta-feira 14 de fevereiro de 2019 às 18:11h

MP-BA entra com ação contra acúmulos de cargos em prefeitura baiana

DESTAQUE, POLÍTICA


Município da Bahia é acionado pela Justiça por acumulações ilícitas de cargos na prefeitura

O Ministério Público do estado da Bahia (MP-BA) acionou a prefeitura do município de Itapetinga para que adote as medidas necessárias para fazer cessar as acumulações ilícitas de cargos na administração municipal.

Na ação civil pública recebida pelo Acesse Política, o promotor de Justiça Gean Carlos Leão pede à Justiça que determine que o a gestão do município de Itapetinga identifique e informe a relação de todos os servidores que estejam acumulando cargos na administração municipal em desacordo com o que estabelece a Constituição Federal.

Caso a Justiça acate o pedido do MP-BA, a prefeitura deverá exigir uma declaração de não acumulação de cargo, função ou emprego público a todos os servidores que ingressarem no serviço público municipal.

A ação tem como réu também o servidor público Bruno Carvalho Ribeiro que, desde 2016, acumula os cargos de agente de Saúde em Itapetinga com o de Vigilante em Itororó. Concursado em Itapetinga desde 2011, Bruno também é servidor estatutário em Itororó.

Segundo o promotor de Justiça Gean Carlos Leão, notificado pelo MP-BA, Bruno alegou desconhecer o artigo 37 da Constituição, que veda o acúmulo. Embora tenha se comprometido com o Ministério Público em optar por um dos dois cargos, o servidor “não tomou qualquer providência”.

O município de Itapetinga também foi recomendado pelo promotor a equacionar a situação, o que não ocorreu, “não restando ao MP-BA outra alternativa, senão a proposição da presente ação civil pública”, afirmou Gean Leão.

Veja também

Investigação mira viagens de Alcolumbre em jatinho de empresa beneficiada por emendas

Segundo reportagem de Elijonas Maia, do canal CNN, direto de Macapá, o Ministério Público Federal (MPF) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!