O planejamento, a organização e a execução de ações para a “Romaria de Bom Jesus da Lapa 2019” serão discutidos em uma reunião nesta próxima quarta-feira (12), às 14h, na Câmara de Vereadores da cidade.
O encontro faz parte de um procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para avaliar as políticas públicas de segurança, meio ambiente e cidadania a serem executadas no evento religioso.
No dia 29 de maio, a primeira reunião sobre o tema contou com a presença dos promotores de Justiça Clodoaldo da Anunciação e Alex Bezerra, da Promotoria Regional de Bom Jesus da Lapa, além de defensores públicos, membros da OAB/Ba, integrantes da Polícia Militar e Civil, líderes religiosos, empresários da área de hotelaria, vereadores, servidores públicos e secretários municipais. Na ocasião, o promotor Clodoaldo explicou que a Romaria acontece a mais de 300 anos no Município e que, por isso, o MP-BA pretende contribuir para sua realização ao atuar antecipadamente na resolução de problemas que podem ocorrer na festa.
No encontro da próxima semana, as instituições e secretarias presentes deverão apresentar seus respectivos planos de trabalho para a realização da festa, especialmente a partir dos compromissos firmados na primeira reunião. Foram eles: confecção de um mapa com os locais das instituições e seus telefones úteis a ser distribuído na festa; sinalização do caminho para hospitais e UPAs; envio ao Governo estadual de um ofício sobre a implantação de Corpo de Bombeiros na cidade; aumento de fiscalização no “Morro”, impedindo a colocação de novas antenas no local; proibição de acampamento nas redondezas da Igreja e/ou do evento; uso de um cordão de isolamento na coroa; proibição de instalação de barracas nos locais de entrada e saída dos órgãos de seguranças e elaboração de cartilhas educativas destinada aos romeiros. Neste ano com o tema “Bom Jesus nos chama a viver e promover a liberdade pelo direito e a justiça”, a Romaria acontece nas primeiras semanas de agosto.