segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
Foto: Secom/PMC
Home / JUSTIÇA / MP-BA aciona Prefeitura de Camaçari para que disponibilize profissionais de apoio a alunos especiais
terça-feira 19 de abril de 2022 às 19:20h

MP-BA aciona Prefeitura de Camaçari para que disponibilize profissionais de apoio a alunos especiais

JUSTIÇA, NOTÍCIAS, RMS


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou nesta terça-feira (19), ação civil pública contra o Município de Camaçari, em razão da ausência de profissionais de apoio para crianças e adolescentes com necessidades especiais na rede municipal de ensino. A ação foi ajuizada pela promotora de Justiça Thiara Rusciolleli.

Na ação, o MP-BA requer à Justiça que determine à Secretaria Municipal de Educação a oferta dos chamados Auxiliares de Desenvolvimento Infantil para Pessoas com Necessidades Especiais (ADI/PNE) em caráter de urgência e de forma contínua. Conforme a promotora, estima-se que 238 crianças e adolescentes necessitem do serviço de apoio, mas menos 40 delas disponha atualmente do auxílio. Além disso, o MP solicita que seja apresentado um plano de gestão que assegure a oferta de profissionais de apoio para esses alunos.

A promotora Thiara Rusciolleli aponta que a não disponibilização de profissionais de auxílio para os alunos viola o direito à educação desses estudantes, uma vez que se encontram impedidos de frequentar a escola. A ação decorre de inquérito civil instaurado após o começo do ano letivo, iniciado em março deste ano. Segundo o documento, a Secretaria Municipal de Educação, quando questionado pelo MP, informou apenas que “que a contratação destes profissionais está em fase de licitação e dentro em breve serão convocados, sem, ao menos, informar qual o real andamento desta demanda ou mesmo se haverá, de fato, tal contratação.

Veja também

Sete planetas formam nesta semana raro desfile em alinhamento no céu

São muitos os fenômenos espaciais que atiçam a curiosidade do ser humano, como eclipses, tempestades …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!