sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Movimentos negros e luta antirracista é tema de curso com estudiosos da Bahia e de SP
quinta-feira 3 de setembro de 2020 às 18:13h

Movimentos negros e luta antirracista é tema de curso com estudiosos da Bahia e de SP

POLÍTICA


A Escola de Formação Luiza Mahin, ligada ao Coletivo PT de Todas as Lutas, promove nesta sexta-feira (4), à tarde e à noite, e no sábado (5), durante o dia, a III Jornada Nacional de Formação Política, que contará com as presenças de especialistas para debater as revoluções negras e suas implicações para a luta antirracista. Professor Titular da Ufba, o historiador e escritor João José Reis abre o curso, às 14h, falando sobre “Luiza Mahin e a Revolta dos Malês”, com transmissão ao vivo e gratuita pela plataforma Zoom.

A secretária de Mobilização do PT, Jeane dos Anjos, explica que este curso, em comparação com os anteriores, fará um mergulho na questão racial. Além das Revoltas dos Malês e dos Búzios, entrará pela história do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA, na força e influência dos Panteras Negras, nas origens do continente africano e sua herança ancestral trazida pelas negras e negros escravizados, e na Sociedade Protetora dos Desvalidos. A proposta é atingir não só a militância do PT, mas a população em geral. Mais de 10 estados já se inscreveram.

“E trataremos da história de Luiza Mahin, uma responsabilidade, porque é o nome da nossa escola e ao mesmo tempo existe um conjunto de opiniões sobre quem foi Luiza Mahin e sua contribuição para a luta por libertação”, afirma Jeane. Num esforço conjunto entre o PT de Todas as Lutas da Bahia e de São Paulo, foram convidados e estão confirmados professores da Ufba, Uneb, Uefs, UNILAB, UFABC e PUC-SP.

Ex-vereadora e dirigente do PT de São Carlos (SP), Silvana Donatti afirma que “infelizmente a questão do racismo e do preconceito ainda é muito atual”. Ela cita as manifestações recentes em todo o mundo contra o que chama de “as atrocidades do cotidiano”, a exemplo do assassinato de George Floyd. Para ela, a formação crítica cidadã se adquire por via do conhecimento e do estudo da história. “Só assim a gente vai avançar na nossa trajetória, ter os direitos assegurados e uma vida melhor”.

Veja também

Entrevista: ‘O MDB não tem dono, mesmo que seja prefeito de São Paulo’, diz Renan Calheiros

Um dos principais caciques do MDB e aliado do presidente Lula da Silva (PT), o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!