O “Movimento Afro Progressista” nasceu em dezembro de 2014, idealizado pelo seu presidente nacional, o carioca Bruno Teté e pelo vice-presidente nacional do movimento, o soteropolitano Joca Soares.
Em conversa com o #Acesse Política, Joca contou um pouco da história do movimento. Confirmou ser um dos idealizadores junto ao amigo, Bruno Teté e confidenciou emocionado que o movimento cresceu muito e está comemorando nesta sexta-feira (13), seus cinco anos de fundação. Joca, que também é presidente do Progressista em Salvador, contou que o “Afro Progressistas” nasceu no Pelourinho e que o movimento tem como principal objetivo construir políticas públicas mais eficientes voltados à população negra e LGBT, como mais saúde e educação.
Ainda de acordo com ele, o Progressistas se mobiliza, principalmente, em função das eleições 2020, para aumentar o número de representantes negros em todos os municípios da Bahia e do Brasil. “Atualmente o movimento Afro Progressistas possui 188 vereadores de mandato nas capitais e nos municípios de todo país, além de 48 prefeitos espalhados pelo Brasil. O Afro Progressistas têm a forte bandeira da igualdade racial, onde os negros e negras, além da comunidade LGBT, estejam preparados para serem candidatos nestas próximas eleições municipais”, explicou o vice-presidente nacional Joca Soares.
Segundo fontes do partido Progressista, a legenda pode surpreender em Salvador nas eleições do próximo. O comentário nos bastidores começou na última semana logo após a legenda empossar o novo diretório do Movimento Afro Progressista. Alcindo da Anunciação é o novo presidente municipal do Movimento Afro Progressista. Alcindo é ex-deputado estadual e ex-vereador e afirmou, que as lideranças de quase todas os bairros irão se reunir e os que obtiverem uma maior capilaridade de intenção de votos nas comunidades, deverão ser os escolhidos.
No evento realizado no Teatro Eugênio Leal, no Pelourinho, o vice-governador João Leão disse que “a legenda possui centenas de vereadores em todo o estado e a meta é eleger no mínimo cinco vereadores em Salvador”. Ele é um dos grandes apoiadores do Movimento Afro Progressistas, juntamente com o secretário-geral do partido na Bahia e ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro que também esteve presente no evento na última semana.