Com uma relação cada vez mais fria com o presidente da República Jair Bolsonaro (PL), o vice-presidente, general Hamilton Mourão (Republicanos), sinalizou que ainda não recebeu o convite para participar da cerimônia de lançamento da pré-candidatura de Bolsonaro, marcada para o próximo domingo (27).
“Se for convidado, vou”, afirmou Mourão a jornalistas, nesta quarta-feira (23), ao ser questionado se comparecerá ao evento.
Há uma semana, o general se filiou ao Republicanos e lançou sua pré-candidatura ao Senado, pelo Rio Grande do Sul. Bolsonaro e família não marcaram presença no evento realizado na sede nacional do partido, em Brasília.
Da cúpula do governo federal, somente compareceram à cerimônia de Mourão os ministros do Trabalho, Onyx Lorenzoni (PL), que vai concorrer ao governo do Rio Grande do Sul, e João Roma (Cidadania), que também é filiado ao Republicanos.
PL muda descrição do evento de pré-candidatura de Bolsonaro
Menos de uma semana após ter anunciado a cerimônia de lançamento da pré-candidatura do presidente Jair Bolsonaro, o Partido Liberal decidiu mudar o formato do evento, que agora será um “Encontro Nacional do Partido”. A data foi mantida.
Em comunicado à imprensa, o partido anunciou também o lançamento do o “Movimento Filia Brasil”, cujo objetivo é atrair eleitores para ampliar a bancada do PL, com foco no voto dos jovens.
Nos bastidores, segundo divulgou o jornal Folha de S. Paulo, a justificativa para a mudança na descrição do evento é o receio de infração da legislação eleitoral, alertada pela equipe jurídica da legenda e da campanha de reeleição de Bolsonaro.
Segundo a legislação, a propaganda com finalidade eleitoral é permitida somente a partir de 16 de agosto. Até essa data estão proibidos comícios e outros eventos de campanha.
Mesmo assim, na última segunda-feira (21), por ocasião do aniversário do pai, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) divulgou o convite da cerimônia pré-candidatura, que segue como publicação fixada em seu perfil do Twitter e na qual pede inclusive o compartilhamento dos apoiadores.