terça-feira 19 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Moro diz que precisa salvar o país de ‘pelegos’ e ‘milicianos’
quinta-feira 6 de janeiro de 2022 às 07:24h

Moro diz que precisa salvar o país de ‘pelegos’ e ‘milicianos’

NOTÍCIAS


O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) anunciou nesta última quarta-feira (5) que começou uma série de viagens pelo Brasil. Em campanha para presidente nas eleições de 2022, seu primeiro destino será a Paraíba. Com uma foto em um aeroporto e sem citar nomes, citou haver uma “triste polarização” entre “pelegos” e “milicianos” — referência ao petista Luiz Inácio Lula da Silva e ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Começo hoje a rodar o Brasil. Nesta semana, estarei na Paraíba. Conto com vocês nessa jornada que está só começando. Temos um país para salvar de uma triste polarização entre pelegos e milicianos. Vamos construir a nação moderna e inclusiva que queremos”, tuitou.

A expressão “pelego” é oriunda do sindicalismo e tem como objetivo classificar líderes ou movimentos de trabalhadores que têm uma postura mais conciliatória do que de enfrentamento com os patrões — é uma referência, claro, a Lula e ao PT.

Já o termo “miliciano” é usado, conforme a coluna Maquiavel, na Veja, para qualificar as organizações criminosas que atuam nas comunidades periféricas do Rio. Alguns personagens ligados a Bolsonaro, como os ex-policiais miitares Fabrício Queiroz e  Adriano da Nóbrega, também são vinculados com frequência à atuação das mílicias.

Consolidado na terceira colocação nas pesquisas eleitorais, mas sem se descolar da órbita dos 10% das intenções de voto, o ex-juiz volta ao Nordeste em uma tentativa de ganhar espaço em uma região onde Lula, seu antigo adversário da Lava Jato, tem ampla preferência do eleitorado.

Veja também

Flávio Bolsonaro sobre plano contra Lula, Alckmin e Moraes: Pensar em matar alguém não é crime

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), escreveu em seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!