quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Moro defende fim da reeleição a presidente e diz que Congresso apoia ideia
terça-feira 25 de janeiro de 2022 às 09:13h

Moro defende fim da reeleição a presidente e diz que Congresso apoia ideia

NOTÍCIAS


Pré-candidato à Presidência da República, o ex-juiz federal Sergio Moro (Podemos) defendeu o fim da reeleição para o cargo e se comprometeu a apresentar um projeto nesse sentido caso seja eleito. O concorrente à vaga disse hoje que deputados federais e senadores também seriam favoráveis e aprovariam a medida.

“Se o presidente da República, em começo de mandato, encaminha um projeto acabando com a reeleição, inclusive para ele, o Congresso aprova na hora. Os caras não querem você lá de novo depois”, disse, em participação no Flow Podcast.

A reeleição para cargos do Executivo existe no Brasil desde as eleições de 1998. O projeto, enviado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ao Congresso, foi aprovado pelos parlamentares em fevereiro de 1997. Desde então, o Brasil reelegeu três presidentes: o próprio Fernando Henrique, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL) já indicou que será candidato à reeleição neste ano.

Moro também defendeu o fim do foro privilegiado. Na visão dele, a medida não pode ter ressalvas e deve valer “para todo mundo, inclusive para o Presidente da República”.

“Se você apresenta um projeto acabando [com o foro privilegiado] inclusive para você, o Congresso não vai aprovar? Eu acho que aprova”, especulou.

Veja também

Novo presidente do TCU quer ofensiva contra subsídios do governo; setor elétrico está no alvo

Novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo chega ao cargo disposto a fazer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!