quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Mordida do Leão: 1,3 milhão caíram na malha fina, diz Receita Federal
sexta-feira 22 de setembro de 2023 às 09:58h

Mordida do Leão: 1,3 milhão caíram na malha fina, diz Receita Federal

NOTÍCIAS


A Receita liberou nesta sexta-feira (22) o quinto último lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Quem não teve a declaração liberada até agora deve realizar a consulta no site da Receita ou no app para se certificar de que não caiu na malha fina.

Para saber se você caiu na malha fina, consulte a restituição no site da Receita e informe o CPF, o ano da declaração e a data de nascimento. Se a página informar que a restituição ainda está na base de dados da Receita e ainda não foi liberada, significa que ela foi retida pelo Fisco.

Para saber qual pendência levou você a cair na malha fina, cheque o extrato da declaração, um dos serviços disponíveis no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), informa Karla Mamona, da revista Exame.

Caiu na malha fina?

A Receita informou que 1.366.778 declarações foram retidas em malha fiscal, o que corresponde a 3,1% do total de declarações recebidas.

Do total de declarações retidas em malha:

  • 954.814 declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é Imposto a Restituir (IAR). O número corresponde a 70% do total de DIRPF retidas;
  • 386.102 declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é Imposto a Pagar (IAP). O número corresponde a 28% do total de DIRPF retidas;
  • 25.962 declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é zero, isto é, não há valor de Imposto a Restituir, nem a Pagar. O número corresponde a 2% do total de DIRPF retidas.

Os principais motivos de retenção em malha fiscal, neste ano de 2023 são:

  • 58,1% – Deduções, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção (42,3% do total de motivos de retenção).
  • 27,6 % – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados.
  • 10,0% – Divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que foi informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF.
  • 4,3% – Deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.

Veja também

Lula: órgãos de fiscalização não foram criados para proibir, mas para dizer como fazer certo

O presidente Lula da Silva (PT), declarou nesta quarta-feira (22) que os órgãos de fiscalização …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!