A partir do dia 15 de fevereiro, começa uma nova fase das obras do Veículo Leve de Transporte (VLT). Viabilizado pelo Governo do Estado, em parceria com a empresa Metrogreen Skyrail, o novo modal terá capacidade de transportar cerca de 170 mil usuários por dia, entre o Comércio, em Salvador, e a Ilha de São João, no município de Simões Filho, beneficiando, diretamente, 600 mil moradores da região. Nesta nova etapa, o Sistema de Trens do Subúrbio deixará de operar e 11 linhas do Sistema Integrado de Transporte Coletivo que fazem percurso similar, integral ou parcialmente, ao trajeto realizado pelo trem, serão utilizadas pela população. O prazo inicial de conclusão das obras é de 24 meses.
Um dos moradores mais ansiosos pela chegada do novo meio de transporte é Sindiclei Carvalho. Nascido e criado em Ilha de Maré, o ‘chef Pivete’, como é conhecido, atualmente mora em Itacaranha e comanda, há quatro anos, o restaurante Recanto Encontro com o Mar, em Praia Grande. “Nós, moradores do Subúrbio, temos que entender que essa parada do trem é importante para permitir a vinda do VLT, que vai facilitar nosso acesso à outra parte da cidade, a exemplo do aeroporto, e principalmente, vai trazer pessoas novas para o Subúrbio e elas vão ver quanta coisa boa tem aqui”, acredita.
Quem também não vê a hora de o VLT entrar em cena é a pescadora aposentada e moradora de Plataforma Marí dos Santos. “A gente tem que pensar à frente. Nós vamos ganhar muita mobilidade e o conforto que o povo do Subúrbio merece”, aconselha.
Movido à propulsão elétrica – sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente – e considerado um meio de transporte rápido, seguro e confortável, o VLT contará com investimento de R$2 bilhões e ocupará o atual traçado da ferrovia, pois é no local que serão construídos os pilares do elevado do modal.
Detalhes da intervenção
A paralisação do trem, neste momento, permitirá o isolamento e divisão da área, além da colocação de tapumes e o início da retirada da parte aérea de eletrificação da ferrovia. Logo após, começarão as provas de carga da via, considerada etapa fundamental para que, no futuro, sejam fincadas as estacas, depois os pilares e, por fim, a via por onde irá circular o VLT.
De forma quase simultânea, também estarão sendo construídas as estações do VLT. Já os vagões estão sendo construídos na China e a previsão é de que o primeiro deles seja embarcado no país asiático com destino a Bahia já no mês de abril deste ano.
O atual percurso feito pelo trem do Subúrbio, entre Calçada e Paripe, dura em média 40 minutos. Com a chegada do VLT esse percurso será feito em 25 minutos. Já o tempo de espera pelo trem entre uma viagem e outra é de 40 a 50 minutos e deve cair para quatro minutos, no horário de pico, com o novo modal viário, que deverá ser equipado com sistema de ar condicionado e wi-fi.
A Fase 1 compreende 19,2 km, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô), estão previstas mais 5 estações.