Um grupo comercial que representa praticamente todas as principais montadoras alertou nesta terça-feira (4) que as novas tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e do México impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, levarão a aumentos drásticos de preços.
“Todas as montadoras serão afetadas por essas tarifas sobre o Canadá e o México”, disse John Bozzella, que dirige a Aliança para Inovação Automotiva, que representa todas as principais montadoras dos EUA, exceto a Tesla.
Entre os membros da entidade, estão a General Motors, a Ford, a Toyota, a Volkswagen, a Hyundai e a Stellantis.
“A maioria prevê que o preço de alguns modelos de veículos aumentará em até 25% e o impacto negativo sobre o preço e a disponibilidade dos veículos será sentido quase que imediatamente.”
As fabricantes de automóveis alertaram que as tarifas interromperão a cadeia de suprimentos integrada em toda a América do Norte que está em vigor há mais de 25 anos. Algumas peças automotivas podem cruzar uma fronteira seis ou mais vezes antes da montagem final.
“Não é possível realocar a produção automotiva e a cadeia de suprimentos da noite para o dia. Esse é o desafio e o dilema: as tarifas automotivas na América do Norte podem acabar aumentando os custos para os consumidores antes que os empregos retornem ao país”, acrescentou Bozzella.
No mês passado, o CEO da Ford, Jim Farley, alertou que as tarifas de 25% sobre o México e o Canadá “abririam um buraco” no setor automotivo dos EUA. “O que estamos vendo é muito custo, muito caos”, disse ele no mês passado.
A United Auto Workers elogiou Trump, ressaltando os planos de novas medidas tarifárias em abril.
“Estamos satisfeitos por ver um presidente norte-americano tomar medidas agressivas para acabar com o desastre do livre comércio que caiu como uma bomba sobre a classe trabalhadora”, disse o sindicato. “Estamos ansiosos para trabalhar com a Casa Branca para moldar as tarifas automotivas em abril para beneficiar a classe trabalhadora.”
A Associação Internacional Norte-Americana de Revendedores de Automóveis observou que os revendedores já enfrentam o aumento dos preços dos veículos e das peças e as altas taxas de juros. “As tarifas poderiam contribuir diretamente para milhares de dólares a mais nos preços de etiqueta”, disse o grupo.