A falta de um nome do PT para a sucessão da atual prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), tem sido bastante debatida nos últimos meses. Enquanto algumas cidades já têm um pré-candidato definido, a sigla segue sem ninguém para disputar o cargo no município da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Em conversa com o jornal A Tarde, a gestora da cidade confirmou que o pré-candidato deve ser definido até o mês de março deste ano e adiantou que a chapa não necessariamente será encabeçada por um candidato petista, mas que o cargo pode ser disputado por um nome da federação (PT, PCdoB e PV), tendência que tem sido aderida pelo grupo em outras cidades.
Moema detalhou que ainda no mês de janeiro haverá uma reunião com os partidos para definir como será o processo da escolha do nome.
Apesar da prefeita não ter dado detalhes, existem alguns possíveis nomes que vêm sendo especulados. Entre eles, a presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, Naide Brito (PT), o vice-prefeito de Moema, Vidigal Cafezeiro (Republicanos) e o secretário de Administração, Ailton Florêncio.
No quarto mandato como prefeita de Lauro de Freitas, sendo o segundo seguido, Moema não pode concorrer à reeleição em 2024 e tem sido muito criticada pela população devido aos buracos em diversas nas ruas e avenidas, falta de limpeza, má iluminação e trânsito constantemente congestionado.
Nomes da Oposição
Na oposição, os nomes mais cogitados nos bastidores são os da vereadora Débora Regis (PDT), o empresário Teobaldo Costa (União Brasil) e o do deputado federal João Leão (PP).