A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), declarou em entrevista a José Eduardo nesta quinta-feira (13), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole,que o município só deve contar com a reabertura das praias quando Salvador e a região metropolitana da capital também decidam pela liberação.
Moema declarou que a medida deve ocorrer somente numa terceira fase por conta do efeito migratório de outros baianos para o litoral da cidade. A medida tem como objetivo conter o avanço do coronavírus no município.
“Estava prevista para esta segunda fase liberar barraca de praia, liberar a praia em si e liberar também os ambulantes. Só que os ambulantes nós cadastramos eles e continuamos cadastrando. Estamos providenciando uma linha de crédito que vamos lançar amanhã. Fizemos o benefício de segurança alimentar conforme a secretaria social está fazendo para eles não ficarem nas ruas. Adiamos os ambulantes para a terceira fase muito em função das praias. Tem muito ambulante nas praias”, disse a petista.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Lauro de Freitas contabiliza 5.021 casos de coronavírus e 76 óbitos em decorrência da doença.
“Como a gente não abriu a praia, não abriu ambulante. As praias devemos abrir na terceira fase porque Salvador não abriu. Se Salvador e a metropolitana não abrir praia e eu abrir aqui, vem todo mundo para cá. Nosso risco é esse. Só podemos abrir praia e barraca de praia em combinação, principalmente com Salvador. É uma migração terrível para cá”, declarou Moema.