segunda-feira 23 de dezembro de 2024
MME realiza seminário sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no setor de mineração - Foto: Bruno Spada/MME
Home / NOTÍCIAS / MME realiza seminário sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no setor de mineração
sexta-feira 27 de maio de 2022 às 12:11h

MME realiza seminário sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no setor de mineração

NOTÍCIAS


O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, na última quinta-feira (26), em Brasília (DF), o seminário Mapeando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Mineração Brasileira 2022. O evento apresentou exemplos de melhores práticas para o desenvolvimento sustentável realizadas por empresas do setor mineral. Na ocasião, o Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, enfatizou que a sustentabilidade na mineração norteará sua gestão no MME.

“Apesar das conquistas que tivemos em 2021, ainda temos muito a avançar para levarmos a mineração a uma posição compatível ao potencial mineral do nosso território. E aqui reforço, mais uma vez, que à frente do MME irei direcionar recursos necessários para transformar o Brasil em um grande exemplo de mineração – socialmente e ambientalmente responsável, tal qual os Estados Unidos, Canadá e Austrália”, disse o ministro.

Durante o evento, o secretário de Geologia e Mineração, Pedro Paulo Dias, destacou que o ODS é uma contribuição fundamental para o setor e, sobretudo, para a sociedade brasileira. “Gostaria de destacar a visão do ministério sobre a mineração sustentável, uma mineração que é capaz de conciliar as necessidades socioeconômicas, segurança e proteção ambiental, por meio da gestão adequada de resíduos. Destaco o grande avanço em relação à regra de fiscalização e segurança nas barragens: o Brasil adotou como opção a descaracterização de todas as suas barragens a montante”, disse o secretário.

O presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), do Rio Grande do Sul, Isaldir Sganzerla, ressaltou que a ação dá maior visibilidade para empreendimentos mais remotos, que contam com muitos trabalhadores. “A mineração, mesmo pequena, está dando resultado ao nosso País e o povo está sendo resgatado da exclusão para inclusão, da miséria para uma vida confortável. Os sonhos do trabalhador garimpeiro se tornaram possíveis de realizar”, afirma Isaldir.

Representando uma das empresas selecionadas para o ODS, o coordenador da empresa Guidoni Ornamental Rocks, Renan Pereira, falou sobre o reuso da água no processo de beneficiamento de rochas ornamentais. “Buscamos trabalhar com ações sustentáveis, desde o processo de extração até o beneficiamento do produto final”. Segundo ele, a empresa tem um processo delicado de tratamento da água, a fim de garantir economia e segurança.

Também apresentaram exemplos de boas práticas visando ao desenvolvimento sustentável as empresas Embu S.A, Lindoya Verão, Itaquareia Indústria Extrativa de Minérios, Mosaic Fertilizantes, Mineração Cerbras, AngloGold Ashanti, Cerâmica Portobello, Minalba Brasil e da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto.

Participaram do evento o secretário especial adjunto de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Igor Araújo, o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca, a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Alice Castilho.

O seminário é realizado pelo MME em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Secretaria Especial de Articulação Social (SEAS/SEGOV), e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Veja também

Câmara de Salvador aprova orçamento de R$ 12,59 bilhões para 2025

A Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025 foi aprovada pela Câmara Municipal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!