sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / MME promove seminário entre Brasil e União Europeia sobre o papel da mineração na transição energética
quarta-feira 24 de abril de 2024 às 19:35h

MME promove seminário entre Brasil e União Europeia sobre o papel da mineração na transição energética

NOTÍCIAS


O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu, entre os dias 15 e 19 de abril em Brasília, a missão empresarial e seminário União Europeia-Brasil sobre Matérias-Primas Críticas (CRMs). O evento, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), teve como objetivo central o fortalecimento de laços internacionais com o bloco europeu para uma transição energética limpa e para uma sociedade digital.

A abertura do evento ficou por conta do Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM), Vitor Saback, que ressaltou os motivos pelos quais o mundo deve olhar para o Brasil com um país estratégico na transição energética.

“Nosso extenso território, com diversidade geológica e riqueza mineral, aliado a outros fatores como infraestrutura em constante desenvolvimento, abundante energia renovável e limpa e segurança jurídica, coloca a indústria mineral brasileira em uma posição competitiva privilegiada”, disse Saback no discurso de abertura.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o Brasil está engajado em desenvolver a cadeia de transformação mineral, agregando valor aos minerais, gerando emprego, renda e desenvolvimento tecnológico.

“O Brasil tem energia limpa, minerais, água, mão de obra competitiva e meios de desenvolver e trabalhar com essas tecnologias. Como forma de potencializar tudo isso, estamos trabalhando em uma importante iniciativa focada na ampliação da oferta dos minerais estratégicos para a transição energética e no desenvolvimento de sua transformação mineral, o que vai tornar o nosso país ainda mais atrativo e viável para desenvolvimento dessas atividades”, complementa Silveira.

Para o evento, o MME mobilizou outros entes públicos brasileiros no seminário, como a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre outros para cooperarem com o seminário. Também participaram representantes dos governos dos estados da Bahia, Pará e Goiás, além de empresas brasileiras e europeias do setor.

Minerais críticos no Brasil

O potencial brasileiro para suprimento das cadeias de minerais para a transição energética é reconhecido mundialmente. Dentre os minerais considerados críticos pela Agência Internacional de Energia (AIE), o Brasil tem reservas conhecidas de todos eles, além de novas reservas que podem ser descobertas, com pesquisas e investimentos.

De acordo com o MME, o Brasil, atualmente, possui a segunda maior reserva de grafita do mundo e é o terceiro maior produtor mundial, também responsável pela segunda maior reserva de níquel do mundo. Quando se trata de lítio, o país tem 1,7% de participação na produção, sendo o quinto maior produtor mundial, e estando entre as sete maiores reservas. Para as terras raras, o país detém a terceira maior reserva.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!