sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / MME destaca iniciativas brasileiras para a transição energética em fórum mundial do agronegócio
sexta-feira 28 de junho de 2024 às 15:26h

MME destaca iniciativas brasileiras para a transição energética em fórum mundial do agronegócio

NOTÍCIAS


Ministério de Minas e Energia (MME) participou do painel Biocombustíveis e Descarbonização durante o Global Agribusiness Festival (GAFFFF) realizado, esta semana, em São Paulo. O evento, reconhecido internacionalmente como um espaço de diálogo estratégico entre os setores público e privado do agronegócio e energia, oferece uma plataforma multifacetada para discutir inovações e tendências emergentes no cenário global. Este ano, o foco está na sustentabilidade e na descarbonização, temas fundamentais para o futuro energético mundial.

Representando o ministro Alexandre Silveira no evento, a assessora da secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Lais Thomaz, destacou como o Brasil tem despontado como protagonista em diversas iniciativas que promovem a transição energética. “Temos uma política pública muito sofisticada de incentivo aos biocombustíveis que é o Renovabio. Com o Programa Combustível do Futuro fortaleceremos ainda mais nossa posição de benchmarking internacional para inspirar outros países nesse caminho da descarbonização”, afirmou.

O Brasil tem desempenhado papel de destaque ao integrar soluções sustentáveis que contribuem significativamente para a redução das emissões de carbono. Com uma matriz energética diversificada e crescente participação de fontes renováveis, o país continua a demonstrar compromisso com práticas ambientalmente responsáveis e com o desenvolvimento econômico sustentável.

Transição Energética Justa e Inclusiva

Em eventos nacionais e internacionais, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem reforçado a grande bandeira deste governo que é promover uma transição energética justa, inclusiva. “Os nossos esforços são para atrair ainda mais investimentos na área de transição energética, com foco nas pessoas, com geração de emprego e renda, com combate às desigualdades, com preservação da biodiversidade e qualidade ambiental; gerando assim mais qualidade de vida para todos os brasileiros e brasileiras e mais segurança energética para o país”, comentou Alexandre Silveira.

Neste ano, na presidência do G20, o Brasil estabeleceu como prioridade: acelerar e reduzir o custo do financiamento da transição energética, especialmente em países em desenvolvimento e economias emergentes, promover a dimensão social da transição energética para alcançar uma transição justa e inclusiva e o desenvolvimento dos mercados para combustíveis limpos, inclusive os biocombustíveis.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!