A nova geração do modelo ficou maior, mais potente e com nova cara
A Mitsubishi iniciou a pré-venda da nova geração de sua picape média, que agora é chamada apenas de Triton. As primeiras unidades estão previstas para chegar em janeiro.
Veja abaixo preços e versões:
Triton GL MT (exclusivo para venda direta): R$ 249.990
Triton GL AT (exclusivo para venda direta): R$ 259.990
Triton GLS: R$ 265.990
Triton HPE: R$ 284.990
Triton HPE-S: R$ 314.990
Triton Katana: R$ 329.990
Visual
O visual contempla uma nova grade frontal dividida em três partes, que ficou mais larga que na geração anterior. O conjunto óptico tem DRLs em led afilados com assinatura em “L”. Logo abaixo estão as luzes de seta, o farol alto e os faróis de neblina. As lanternas têm assinatura led em “T” .
Para a versão Katana, com “proposta esportiva”, a Mitsubishi inseriu acabamentos em preto metálico, presentes no skidplate, maçanetas, retrovisores, molduras dos faróis de neblina, moldura da tampa da caçamba, para-choque traseiro e no rack de teto. As rodas são em aro 18, com acabamento em preto. Ela ainda é equipada com um Santo Antônio estilizado em preto metálico com detalhe em “Dark Titanium”. Nas demais configurações, os acabamentos são em cromado ou na cor da carroceria.
Estrutura
Baseada no conceito “Mega Chassis”, a sexta geração adotou uma nova estrutura, que é mais leve e oferece 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em relação à geração anterior, diz a marca.
A picape também está maior, com 130 milímetros a mais na distância entre-eixos, 20 milímetros a mais de comprimento total e 50 milímetros a mais de largura. Veja abaixo as medidas das versões topo e de entrada, respectivamente:
Comprimento: 5,36 m e 5,32 m
Largura: 1,93 m e 1,86 m
Altura: 1,81 m e 1,79 m
Entre-eixos: 3,13 m
Interior
O interior ficou com ares modernos, tem volante de três raios, quadro de instrumentos de 7 polegadas e multimídia de 9 polegadas – o sistema é compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay. O conceito do painel é retilíneo, limpo, mas ainda com botões físicos, também presentes nas portas.
Os ocupantes têm à disposição ar-condicionado dual-zone (com saídas no teto) e o sistema de câmeras 360º disponível (na versão Katana). As versões superiores (HPE, HPE-S e Katana) oferecem carregamento de celular sem fio, saídas auxiliares USB-A e USB-C, tanto para a fileira da frente quanto para a de trás, além de tomadas carregadoras 12V nos consoles centrais dianteiro e traseiro. Os bancos são em couro e nas opções Katana e HPE-S recebem costura em cores contrastantes.
Motor
Sob o capô está o novo motor a diesel “4N16 Super High Power” de dupla turbina e 2.4 litros, que desenvolve 205 cv de potência e 47,9 kgfm de torque. Os números são melhores que o anterior, que registrava 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. O propulsor está associado ao sistema de transmissão automático de seis velocidades, com calibração adaptativa (INVECS-II).
São sete modos de direção: Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock – que ajustam a tração e a performance de acordo com o piso escolhido.
Suspensão e Tração
A suspensão dianteira utiliza o sistema de duplos braços sobrepostos (Double Wishbone), enquanto a traseira usa o tradicional conjunto de feixe de molas. O curso de suspensão ficou 20 milímetros maior.
O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II), por sua vez, oferece quatro modos operação, escolhidos por meio do seletor no console central.
A troca de nome pode ser vista como arriscada? Talvez, visto que a linha é atualmente responsável por 48% do total de vendas de todos os modelos Mitsubishi disponíveis no Brasil, segundo a própria marca. Bom, mas as vendas que vão dizer.