Depois de entrar no mercado de SUVs, sedãs, compactos e até picapes, a BYD se prepara segundo reportagem de Dyogo Fagundes, da revista Auto Esporte, para explorar mais um segmento no Brasil: o de minivans de luxo. A categoria tem pouca expressão em termos de volume no país, mas será uma das apostas da marca em 2025. A estreia acontecerá com a Denza D9, que já está rodando emplacada por aqui e foi fotografada recentemente na região de Campinas (SP).
A D9 já foi apresentada no Brasil no ano passado, durante o Festival Interlagos, e chegará ao mercado como primeiro veículo da Denza no país. A marca foi criada pela BYD em 2010, através de colaboração com a Mercedes-Benz, e tem atuação voltada para o mercado de modelos premium eletrificados.
A Denza D9 tem espaço para até 7 pessoas e acomoda os ocupantes na configuração 2+2+3. Ao todo, são 5,25 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,92 m de altura, além de 3,11 m de entre-eixos. Na China, a minivan está disponível em versões híbrida, híbrida plug-in e elétrica, com tração integral ou apenas dianteira.
No flagra, a D9 aparece na variante híbrida plug-in equipada com o sistema DM-i da BYD. O conjunto é formado por motor 1.5 turbo de 138 cv de potência e 23,5 kgfm de torque — o mesmo que equipa a BYD Shark – e um ou dois motores elétricos associados. Há uma opção de até 300 cv combinados e 58,2 kgfm. A bateria de 20,4 kWh permite uma autonomia de 965 km, segundo o ciclo chinês (CLTC).
Já a variante mais potente, os números apontam para até 407 cv. Nesse caso, a D9 consegue rodar até 1.040 km com apenas uma carga (também no ciclo CLTC). Outra opção é elétrica com potência total de 374 cv e até 600 km de autonomia no ciclo chinês. De acordo com a marca, a versão com dois motores acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
Nas versões mais completas, a D9 dispõe de equipamentos como piloto automático adaptativo (ACC), frenagem de emergência, central multimídia de até 15,6 polegadas, head-up display, carregador de celular por indução, bancos da segunda fileira reguláveis e duas telas para os passageiros traseiros. No Brasil, a BYD posicionará a minivan como opção dentro do segmento de transporte executivo de luxo.