Foi realizada, na última quarta-feira (13), uma reunião virtual extraordinária dos Ministros da Saúde do G20. Sob a coordenação da ministra da pasta no Brasil, Nísia Trindade, o grupo discutiu, entre outras pautas, as negociações em curso na Organização Mundial da Saúde (OMS) para um acordo internacional de prevenção, preparação e resposta a pandemias e sobre emendas ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI). O encontro contou também com a participação do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
Entre as metas discutidas entre os participantes, estava a de continuar fortalecendo a Arquitetura Global da Saúde. Os ministros da Saúde e altos funcionários do G20 enfatizaram também a necessidade de ações que promovam a distribuição e o acesso oportuno e equitativo à tecnologia em saúde; a capacidade de produção diversificada e sustentável, levando em conta as necessidades regionais; o fortalecimento da prevenção e vigilância, por meio da abordagem “Uma Só Saúde”; além da adoção de sistemas de saúde resilientes.
Participaram da reunião ministros ou representantes da área dos seguintes países: Índia, China, África do Sul, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, União Europeia, Alemanha, Canadá, França, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Japão, Indonésia, Rússia, Argentina, Austrália e México.