sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Ministros assinam acordo conjunto para implementação do programa Moradia Cidadã
terça-feira 12 de dezembro de 2023 às 06:05h

Ministros assinam acordo conjunto para implementação do programa Moradia Cidadã

NOTÍCIAS


O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para execução de ações para implementação do programa Moradia Cidadã – política pública a ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. O ato simbólico aconteceu nesta última segunda-feira (11) durante a cerimônia de lançamento do Plano Ruas Visíveis pela proteção e defesa dos direitos das pessoas em situação de rua, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Além do ministro Silvio Almeida, assinaram também o instrumento os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias; da Saúde, Nísia Trindade; e das Cidades, Jader Filho – além do secretário-executivo da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli. A partir da assinatura do acordo, o governo federal irá definir plano de trabalho para implementar as ações no período de 24 meses.

“Quero destacar o Moradia Cidadã, que foi desenhado com base na metodologia internacional, do Moradia Primeiro, que iremos, sim, pela primeira vez, começar a efetivamente implementar no Brasil como modelo nacional”, anunciou Silvio Almeida.

O ministro explicou que a inciativa se baseia em modelo de acesso imediato à moradia de forma individualizada, segura e integrada à comunidade, sustentado por políticas públicas de apoio interdisciplinar e de promoção da convivência comunitária.

Desenvolvimento

O ACT, assinado pelos titulares dos cinco ministérios do governo federal, assegura o desenvolvimento de ações para atender pessoas e famílias com os serviços de moradia e suporte técnico-social, proporcionando a superação da situação de rua. Além disso, a ação pretende estimular a participação em ações de convivência social e comunitária para as pessoa ou famílias atendidas no Programa.

Outra iniciativa alcançada por meio do ACT diz respeito à promoção da superação das barreiras de acesso às políticas públicas de assistência social, educação, trabalho e emprego, saúde, habitação, esporte, lazer e cultura. Também está prevista a redução das desigualdades no acesso aos serviços de saúde, além da promoção de estratégias e ações destinadas à melhoria da saúde para a população em situação de rua, colaborações no sentido de enfrentamento ao preconceito, e ainda facilitar a integralidade do cuidado.

Por meio do acordo, também será possível o desenvolvimento de estratégias para melhorar as condições de saúde física e mental das pessoas atendidas pelo Programa, incluindo atendimento às demandas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. O apoio às pessoas atendidas no Programa a conquistarem o exercício pleno de sua cidadania, visando à superação da situação de rua a partir de um Projeto Singular de Superação da Situação de Rua (PSRU), também está incluso.

Público-alvo

O público alvo da ação é a população em situação crônica de rua, entendida como aquela que se encontra há pelo menos 3 anos consecutivos ou intermitentes em situação de rua, observando a prioridade para grupos familiares com crianças ou mulheres gestantes.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!