O ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, Paulo Pimenta, publicou uma mensagem nas redes sociais com tom de insatisfação em relação à antecipações de anúncios de sobre medidas do governo sem o aval do presidente ou do ministro da Casa Civil, Rui Costa, publicou o A Tarde.
A polêmica ocorre em torno do episódio do fim da isenção de impostos nas transações entre pessoas físicas no Brasil e no exterior, e que pode afetar compras feitas em sites como Shein, Shopee e AliExpress.
Janja havia respondido uma mensagem da página “Choquei” no Twitter acerca da taxação dos sites, antecipando anúncios que seriam feitos pelo Ministério da Fazenda.
“Todos os Ministérios tem suas assessorias de comunicação. O Presidente Lula e eu em diversas oportunidades orientamos que anúncios de temas relevantes que tenham repercussão pública devem antes de serem anunciados debatidos na Secom e na Casa Civil. É elementa”, escreveu o ministro.
A comunicação do governo vinha recebendo críticas em torno da situação sobre a taxação dos sites nos últimos dias.
A proposta quer acabar com a isenção em transações feitas por pessoas físicas do Brasil e do exterior em encomendas até o limite de US$ 50.