quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação MME
Home / NOTÍCIAS / Ministro participa da inauguração de fábrica de aerogeradores na Bahia
quinta-feira 29 de agosto de 2024 às 10:10h

Ministro participa da inauguração de fábrica de aerogeradores na Bahia

NOTÍCIAS


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou, na última terça-feira (27), da inauguração da fábrica de turbinas eólicas do grupo chinês Goldwind Solutions, em Camaçari, na Bahia. A multinacional escolheu o lugar, que fica na região metropolitana de Salvador, para sediar sua primeira unidade fora da China. A capacidade de produção é de 150 unidades por ano, gerando de 5,3 a 7,5 MW.

Em seu discurso, Silveira destacou a importância do empreendimento, que reforça a produção de energia limpa no país e ainda reforça o mercado nacional.

“As empresas compromissadas com o desenvolvimento nacional, como a Goldwind, vão poder fortalecer o mercado de energia. A decisão da companhia reforça o grande potencial eólico do Nordeste e o protagonismo do Brasil na transição energética global. Nós temos trabalhado para criar condições para que a oferta de energia solar, eólica e de biomassa se antecipe à nova indústria verde, e a energia eólica no Brasil só cresce”, destacou o ministro.

A previsão da companhia chinesa é investir R$100 milhões no mercado brasileiro, com expectativa de geração de 5 mil empregos diretos e indiretos. A planta deverá atender prioritariamente o mercado brasileiro, mas com projeções futuras de também exportar equipamentos para outros países da América do Sul. O projeto inclui, ainda, a criação de um parque de fornecedores de componentes eólicos abrangendo pelo menos seis empresas.

O ministro ainda destacou o crescimento da produção de energia eólica no país, que aumentou 17,4% no país desde 2022.

“Estamos produzindo 31 GW desse tipo de energia no país todo e temos a 6ª maior capacidade instalada no ranking mundial de energia eólica onshore. Esses ventos de oportunidade vão se transformar num vendaval de melhorias para o povo brasileiro, com mais emprego e uma vida mais justa”, afirmou o ministro.

Ainda em seu discurso, Silveira lembrou algumas ações do Governo Federal para receber novos investimentos e aumentar o protagonismo nacional na transição energética. Nesta segunda-feira (26/8), o presidente Lula e o ministro lançaram a Política Nacional de Transição Energética, que reforça o compromisso da pasta em promover a articulação e coordenação da transição energética no Brasil.

Veja também

PL queria ocupar ‘prefeitura’ da Câmara, mas cargo está prometido a PT de Lula

Cobiçada por ser uma espécie de “prefeitura” da Casa de Salão Verde, a primeira secretaria …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!