domingo 22 de dezembro de 2024
Ministro Márcio Macêdo - Foto: Reprodução/TV Globo
Home / NOTÍCIAS / Ministro Márcio Macêdo abre sindicância para apurar viagem de servidores autorizada por ele próprio
quinta-feira 11 de janeiro de 2024 às 18:46h

Ministro Márcio Macêdo abre sindicância para apurar viagem de servidores autorizada por ele próprio

NOTÍCIAS


A Secretaria-Geral da Presidência da República anunciou nesta quinta-feira (11) a abertura de uma sindicância para apurar a viagem de três servidores a Sergipe.

A ida foi autorizada pelo próprio ministro da pasta, Márcio Macêdo (PT). A viagem dos servidores para o estado — onde o ministro fez carreira política — foi realizada paralelamente a de Macêdo para uma festa de pré-carnaval em Aracaju, na capital sergipana.

O caso foi revelado pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”. Segundo o colunista, a autorização da emissão da viagem foi o motivo para a saída de Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da Caixa e então secretária-executiva de Macêdo. Ela teria se recusado a autorizar os gastos.

Segundo o Portal da Transparência do governo federal, a emissão de passagens e de diárias para os servidores na viagem para Sergipe foi ordenada por Macêdo. Ainda de acordo com o Portal, os servidores foram autorizados a viajar para cumprirem agenda no “Instituto Renascer para a Vida”, em Sergipe, de 2 a 6 de novembro de 2023.

Em paralelo, segundo diversas publicações em redes sociais do ministro, Macêdo participou da festa de carnaval antecipado Pré-Caju, na capital sergipana, de 3 a 5 de novembro. Nas publicações sobre as festas, o ministro credita a autoria das imagens ao fotógrafo enviado a Sergipe para registrar as agendas no “Instituto Renascer para a Vida”.

Ao todo, a viagem custou R$ 18,5 mil aos cofres da Presidência da República entre os valores de passagens e diárias. Uma servidora foi designada para representar o ministro nesses compromissos, um segundo servidor também foi acompanhar as atividades, o terceiro funcionário enviado foi o fotógrafo, para fazer o registro audiovisual das agendas.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, também foi aberto um procedimento para devolução dos valores pelos servidores. A pasta informou, ainda, que comunicará o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre essa providência. Nesta quarta-feira (10), Ministério Público de Contas junto ao TCU pediu para a Corte de contas apurar o caso.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!