O ministro do STF Luiz Fux foi agraciado com a condecoração Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional. Fux é ministro do Supremo Tribunal Federal desde 2011 e foi presidente da Corte entre 2020 e 2022, anos da pandemia, como lembrou o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“Foram dois anos desafiadores nos quais enfrentamos a maior crise sanitária da nossa história: a pandemia de Covid-19. Vivemos um tempo de imensas incertezas em que houve disputa de narrativas, mas o mais importante, tratou-se de um tema de luta pela vida, exigiu-nos respostas urgentes a problemas complexos e vossa excelência demonstrou ser a pessoa certa no lugar e momentos certos”, afirmou Pacheco.
Ao agradecer a homenagem, Luiz Fux ressaltou personagens históricos brasileiros e fez um destaque ao papel do direito e da justiça na vida dos cidadãos.
“Trago no sacrário do meu coração a minha gratidão à nação brasileira pelas responsabilidades que me foram confiadas ao longo de mais de quatro décadas de vida pública. Grande parte dessa vida pública dedicada à concretização dos direitos fundamentais da pessoa humana e a pacificação de conflitos através do exercício do sacerdócio da magistratura”.
Rodrigo Pacheco ainda ressaltou o cinquentenário de criação da homenagem.
“O aniversário de cinquenta anos de criação da Ordem do Congresso Nacional. Ao longo de meio século foram agraciadas personalidades que mudaram a direção da história. Seja pela influência que exerceram em suas ações, seja pelo reconhecimento que obtiveram das gerações seguintes. Entre aqueles que receberam a insígnia estão figuras como Juscelino Kubitschek e Nelson Mandela. Dois estadistas que ainda hoje são referência para as democracias do mundo”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também ressaltou a atuação de Fux durante a pandemia. O ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes e o ex-senador e ministro do TCU Antônio Anastasia também compuseram a mesa do evento. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.