Diferentemente do informado pela imprensa em diversas ocasiões, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não é mestre em direito público pela Universidade Yale, nos Estados Unidos.
A assinatura de um artigo publicado por Salles em 2012 na seção “Tendências/Debates” do jornal Folha de S.Paulo incluía, em sua biografia, a formação em Yale. A informação foi repetida há duas semanas no programa Roda Viva, da TV Cultura. O erro foi revelado pelo site The Intercept Brasil no último sábado (23).
À Folha de S.Paulo o ministro confirmou que não estudou em Yale e disse que o equívoco foi cometido por sua assessoria de imprensa, que, segundo ele, enviou o texto ao jornal em 2012. A Folha de S.Paulo tem a seção “Erramos” para retificar informações incorretas, mas Salles não procurou o jornal para corrigir o erro.
Em nota, o programa Roda Viva afirmou que a reprodução do equívoco não partiu do ministro, que chegou a alertar a produção sobre a “imprecisão das informações” a seu respeito quando foi requisitado a revisá-las. O alerta foi confirmado pela reportagem, que teve acesso às mensagens trocadas entre o ministro e a produção do canal.
Salles é formado em direito pela Universidade Mackenzie. Ele fez especialização em administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em direito na Universidade de Coimbra, em Portugal, segundo o site do Ministério do Meio Ambiente.