O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visitou nesta última segunda-feira (13), as obras da usina nuclear de Angra 3, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O projeto passa por estudos técnicos e econômicos para verificar a viabilidade da conclusão do empreendimento. Participaram da visita parlamentares federais e prefeitos da região.
“Nós estamos aqui em visita para poder conhecer in loco a obra de Angra 3. Estamos aqui com os prefeitos municipais para poder discutir as contrapartidas que já estão estabelecidas entre a Eletronuclear e entre as prefeituras municipais na continuidade dessa obra de Angra 3. Eu vim em conjunto com os parlamentares federais que estão trabalhando arduamente para que essa obra tão importante ao Rio de Janeiro, tão importante ao país, tenha continuidade. Viemos aqui para poder discutir técnica e juridicamente a continuidade dessa obra”, afirmou o ministro.
Silveira destacou a importância de se investir da produção de energia limpa e renovável no país.
“O Brasil é o país que lidera a transição energética no planeta por ter 88% de energia limpa e renovável, por ter uma das matrizes mais limpas do mundo. Avançar tanto em tecnologia quanto na produção de energia nuclear é fundamental para que a gente possa reindustrializar o país e, no futuro breve, até exportar a sustentabilidade através do hidrogênio verde, que é o futuro do armazenamento adequado de energia”, explicou o ministro.