quinta-feira 21 de novembro de 2024
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, durante entrevista à GloboNews — Foto: Reprodução/GloboNews
Home / JUSTIÇA / Ministro de Lula reage a declarações de Musk e diz que soberania não será tutelada por plataformas
segunda-feira 8 de abril de 2024 às 06:08h

Ministro de Lula reage a declarações de Musk e diz que soberania não será tutelada por plataformas

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), responderam às declarações do empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), que fez ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que iria descumprir decisões judiciais brasileiras.

Pimenta escreveu, neste último domingo (7), que o Brasil “não é a selva da impunidade e nossa soberania não será tutelada pelo poder das plataformas de internet e do modelo de negócio das big techs”.

Também disse que “não vamos permitir que ninguém, independente do dinheiro e do poder que tenha afronte nossa Pátria”.

“O Brasil é um país soberano, democrático, com uma Constituição Federal e um sistema de Justiça independente e respeitado. Somos uma democracia sólida com instituições autônomas e uma imprensa livre e com total liberdade de expressão”, disse.

Ele acrescentou que o país não irá transigir diante de ameaças e nem tolerar impunemente nenhum ato que atente contra a democracia.

Gleisi, por sua vez, escreveu na noite de sábado (6), em seu perfil na rede, que “patético é o menor dos adjetivos” para descrever as respostas do empresário a Moraes”.

A petista também disse que as respostas de Musk inflam a extrema-direita “ao insinuar que há censura no Brasil, ao mesmo tempo que sua rede permite discursos de ódio e propagação em larga escala de notícias falsas”.

“Enquanto tentarem enfraquecer democracias nós vamos resistir. E exigir que ninguém seja anistiado!”, escreveu.

Em publicação no seu perfil, Musk afirmou que Moraes deveria renunciar ou sofrer impeachment. No mesmo texto, ele afirmou que em breve publicará tudo o que é exigido pelo ministro e “como essas solicitações violam a legislação brasileira”.

No sábado, menos de uma hora depois de um perfil institucional do X postar que bloqueou “determinadas contas populares no Brasil” devido a decisões judiciais, Musk retuitou mensagem em que diz que “estamos levantando todas as restrições” e que “princípios importam mais que o lucro”. Apesar de o post da empresa não citar de onde seriam as decisões, Musk repostou a publicação, junto da mensagem: “Por que você está fazendo isso @alexandre”, marcando o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!