Em vídeo publicado nesta terça-feira (21) para falar sobre “fake news”, o ministro da Educação Abraham Weintraub cutucou o governador Rui Costa (PT) e declarou que o governo baiano estuda cobrar mensalidades nas universidades estaduais.
O ministro fez uma referência imprecisa a uma declaração do governador que nesta semana defendeu um debate sem tabus sobre a cobrança de mensalidade para alunos “que têm condições” em todas as universidades públicas do país.
Vamos falar sobre #FakeNews? Fique por dentro da verdade! pic.twitter.com/JpnYd7u9F0
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) May 21, 2019
Após a publicação do vídeo, Rui se manifestou no seu Twitter e, também por vídeo, convidou Weintraub para aprender a fazer conta na Bahia.
“Pelo visto o ministro está com fixação na Bahia e fixação no governador. Ministro, se o senhor estiver no cargo na semana que vem, eu lhe convido para vir à Bahia. Eu já dei banca muitas vezes de matemática e posso lhe ensinar, por exemplo, como fazer conta para você não passar vergonha nacionalmente”, atacou Rui.
O petista fez menção ao episódio em que Weintraub usou “chocolatinhos” para explicar de forma matematicamente errada o contingenciamento na verba de universidades federais anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Rui também disse que pode ensinar o ministro a fazer gestão e não cortar recursos. “Vem que eu te ensino como governar para ser aprovado por 76% do povo”, declarou.
Assista as declarações:
Vem pra Bahia, ministro. Aqui você vai aprender a fazer conta, trabalhar e fazer gestão. pic.twitter.com/HdpnRwUkdD
— Rui Costa (@costa_rui) May 21, 2019