O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou através de sua rede social que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat contra a varíola dos macacos.
Numa publicação no Twitter nesta segunda-feira (1º), Queiroga anunciou a compra da medicação através da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O ministro ainda informou que as primeiras remessas serão destinadas a “casos mais graves” da doença.
O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil ??. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento.
— Marcelo Queiroga ???? (@mqueiroga2) August 1, 2022
Não foi informado quantas doses foram compradas e nem a data que a remédio chegue ao país. O tecovirimat reduz o tempo de sintomas, assim como o período em que o infectado pode transmitir a doença para outras pessoas, de acordo com testes da revista médica Lancet.
Surto no país
Na semana passada, conforme a revista IstoÉ, o Ministério da Saúde passou a tratar a doença como um surto e criou um Centro de Operações de Emergência (COE) para acompanhar o desenvolvimento da varíola dos macacos no Brasil.
Na sexta-feira (29), foi confirmada a primeira morte causada pela varíola dos macacos no país. A vítima era um homem de 41 anos que faleceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e tinha baixa imunidade em função de um câncer.