O ministro interino da Saúde, Rodrigo Cruz, de 39 anos foi às lágrimas na manhã desta quinta-feira (30) em evento da pasta, em Brasília, que marcou o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação para crianças e jovens menores de 15 anos.
Enquanto falava sobre a importância da campanha, Cruz lembrou dos dois filhos e se emocionou. Símbolo da campanha de vacinação brasileira, o mascote Zé Gotinha consolou o interino com um abraço.
A reação de Zé Gotinha gerou aplausos e risadas vindos da plateia presente na solenidade. O ministro retribuiu o abraço, levantando-se da cadeira. Em seguida, se recompôs e continuou a discursar. “A gente fica muito tempo fora de casa, esses dias são intensos, sempre que falo das crianças acabo me emocionando”, disse Cruz.
O Zé Gotinha foi criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa a pedido do Ministério da Saúde do Brasil, e lançado em dezembro de 1987, na gestão do ministro Luiz Carlos Borges da Silveira. Sua denominação foi escolhido nacionalmente, através de um concurso promovido pelo Ministério da Saúde com alunos de escolas de todo o Brasil. O nome vencedor foi uma sugestão de um aluno do Distrito Federal. Assim, começou a divulgação da campanha contra a poliomielite em jornais, TVs e rádio.
O personagem tinha como principal objetivo tornar as campanhas de vacinação mais atraentes para as crianças, e com isso tornar a vacinação um dia de festa, fazendo com que as crianças quisessem participar.
Atualmente, o Zé Gotinha é o símbolo do Programa Nacional de Imunizações (PNI).