Antes “desconvidado”, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, decidiu comparecer à feira internacional de agricultura, a Agrishow, nesta terça-feira (2). informa Felipe Mendes, da Veja. Fávaro confirmou a revista que participará de um encontro com a Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) no evento, realizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A princípio, o “desconvite” por parte do presidente da Agrishow, Francisco Maturro, seria, na verdade, uma forma de evitar que o ministro se constrangesse com um eventual encontro com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, que participou da feira nesta segunda-feira, 1º.
Acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Bolsonaro compareceu ao evento nessa segunda e, apesar do cancelamento da cerimônia de abertura — causa do desconforto entre o governo e a organização da feira — o ex-presidente driblou a restrição e discursou para apoiadores.
Bolsonaro criticou as demarcações de terras indígenas por parte do governo Lula e disse que o agronegócio precisa de políticos que não “atrapalhem” os negócios do setor. “Eu estava vendo agora as meias dúzias de homologações de terras indígenas pelo brasil, assinado pelo ‘cidadão’ que está lá no Palácio da Presidência. Por exemplo, uma das reservas indígenas de 31 mil hectares, apenas existe lá nove indígenas algo não está certo. Não é possível 31 mil hectares com nove pessoas”, afirmou.
Cancelamento
Fávaro afirmou na última quarta-feira (26) que havia recebido uma sugestão do presidente da feira para não comparecer ao evento de abertura, que contaria com a presença de Bolsonaro. O ‘desconvite’ ao ministro abriu uma crise entre o governo e as entidades que organizam a feira, importantes players do agronegócio.
No sábado, a Agrishow confirmou o cancelamento da cerimônia de abertura da 28ª do evento. A feira de tecnologia e negócios para o campo é realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) Associação de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).