O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), está tentando colocar a esposa, Onelia Leite, para assumir a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), após morte de Alexandre Figueiredo. As informações foram divulgadas pela revista Ceará, na última terça-feira (28) e foi publicado pelo BNews.
Por ser vitalício e possuir garantias iguais à de um desembargador do Tribunal de Justiça, o cargo de conselheiro é bastante cobiçado. De acordo com a revista, deputados defendem que esse poder de escolha e decisão cabe apenas aos deputados da Assembleia Legislativa do Ceará.
De acordo com Sérgio Aguiar (PDT), um dos nomes mais fortes para disputar a presidência da assembleia, a vaga do TCE não deve servir como moeda de troca nas negociações pela Mesa Diretora da Alece. “Temos que ter pessoas qualificadas para encabeçarem essa escolha, muito embora saibamos que é importantíssimo que a vaga, que é da Assembleia, seja prioridade da Assembleia indicar”, afirmou.
Para ele, a presidência da Alece deve permanecer com o grupo representado pelo senador Cid Gomes (PSB), do qual é membro.