O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou a interlocutores de acordo com Fábio Zanini, da coluna Painel, que a prioridade da pasta neste ano será a aprovação no Congresso Nacional de projetos que instituem planos regionais de desenvolvimento do Nordeste, do Centro-Oeste e da Amazônia.
Em novembro, o Executivo enviou três projetos à Câmara dos Deputados, cada um voltado para uma região, mas não houve andamento —não foram designados relatores, por exemplo.
Cada matéria apresenta um plano regional de desenvolvimento da região em questão para o período de 2024 a 2027, com apresentação de programas e metas em eixos como infraestrutura, meio ambiente e inovação.
Segundo o ministro afirmou a interlocutores, ele irá procurar pessoalmente na volta dos trabalhos legislativos líderes partidários e o próprio presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para tentar dar celeridade aos trâmites.
Ex-governador do Amapá, Góes foi indicado ao cargo na Esplanada pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e tem bom trânsito entre parlamentares.