segunda-feira 10 de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Ministro Alexandre Silveira segue tentando emplacar nome na Aneel
segunda-feira 10 de fevereiro de 2025 às 11:56h

Ministro Alexandre Silveira segue tentando emplacar nome na Aneel

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), ganhou fôlego no cargo nesta semana, ao receber elogios públicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sinalizou a intenção de mantê-lo na função.

“Tenho uma aliança muito forte com o partido do Rodrigo Pacheco, com o PSD [Partido Social Democrático]. E tenho três ministros do PSD no governo. Aliás, o ministro Alexandre Silveira, que é um ministro extraordinário, de Minas e Energia, tem feito um trabalho excepcional”, disse o petista em entrevista à rádio Itatiaia.

Com isso, Silveira espera, finalmente, conseguir emplacar um aliado na diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Era esperado que essa indicação saísse após o segundo turno das Eleições Municipais de 2024, o que acabou não ocorrendo. A agência reguladora está com um posto vago desde o término do mandato do ex-diretor Hélvio Guerra, em maio do ano passado.

Entenda

  • A Aneel é estratégica dentro do setor de energia e as indicações de diretores costumam ser feitas em acordo com o Senado Federal, responsável por sabatinar os nomes escolhidos pelo presidente da República e aprová-los.
  • A agência está com um posto de titular vago desde 2024, contando com substitutos internos.
  • É esperado que uma segunda vaga seja aberta em maio deste ano.
  • O nome que Silveira quer indicar é Gentil Nogueira de Sá Júnior, atual secretário nacional de energia elétrica do MME.
  • No mesmo mês do fim do mandato de Hélvio Guerra, a Aneel encaminhou ao governo uma lista tríplice para substituição, a qual só foi aprovada em janeiro deste ano, com decreto do Executivo que designou os substitutos para compor a diretoria colegiada.

A ideia era indicar Gentil Nogueira de Sá Júnior ainda no ano passado, mas Silveira encontrou dificuldades para emplacar o nome.

Em maio deste ano, uma nova diretoria ficará vaga, com o fim do mandato de Ricardo Lavorato Tili, e será preciso fazer uma nova indicação. A expectativa é de essa segunda indicação fique a cargo dos senadores. Ligados ao setor, Eduardo Braga (MDB-AM) e o recém-eleito presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), devem exercer influência na escolha do nome.

A importância do Senado se deve ao fato de que todas as indicações para diretorias de agências reguladoras precisam passar pela Casa, que sabatina os nomes e os aprova ou rejeita. Com isso, é conferido à Casa Alta um poder de barganha junto ao governo.

Quem é Alexandre Silveira

Deputado federal por dois mandatos consecutivos (entre 2007 e 2015), Silveira assumiu uma vaga no Senado em 2022, quando o titular da cadeira, Antonio Anastasia (PSDB), renunciou para assumir uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).

Nas eleições de 2022, se candidatou a um mandato ao Senado de Minas pelo PSD, na chapa petista. Ele, porém, obteve 35,79% dos votos válidos, terminando as eleições na segunda colocação, atrás de Cleitinho Azevedo (PSC), que obteve 41,52% dos votos. Naquela eleição, só estava em disputa uma vaga de senador por estado, deixando Silveira de fora.

Pelo apoio dado a Lula nas eleições, ele foi anunciado ministro de Minas e Energia em dezembro de 2022. Ele se aproximou de ministros palacianos, como Rui Costa (Casa Civil), e vem exercendo forte influência na Petrobras.

Ao longo dos últimos anos, fez uma dobradinha com Alcolumbre em prol da exploração de petróleo da Margem Equatorial.

Veja também

Especialistas em Contabilidade Pública ministram curso para auditores do TCE/BA

Na manhã desta segunda-feira (10), auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!