quarta-feira 25 de setembro de 2024
Foto: Divulgação/TSE
Home / DESTAQUE / Ministra Isabel Gallotti é eleita corregedora-geral da Justiça Eleitoral
quarta-feira 25 de setembro de 2024 às 14:32h

Ministra Isabel Gallotti é eleita corregedora-geral da Justiça Eleitoral

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A magistrada exercerá o cargo até 2025. Ela sucede o ministro Raul Araújo, que deixou a função no início de setembro

A ministra Isabel Gallotti foi eleita corregedora-geral da Justiça Eleitoral em eleição realizada antes da sessão plenária desta terça-feira (24). Ela assumirá o cargo em substituição ao ministro Raul Araújo, que deixou a função no dia 6 de setembro. A posse está marcada para esta quinta-feira (26), às 11h, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao anunciar o resultado da eleição, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, expressou satisfação em ter, novamente, uma mulher à frente da Corregedoria durante sua gestão. “É uma honra para nós estarmos na mesma bancada ao tempo que Vossa Excelência assumirá essa importante missão para garantir a segurança e a lisura do pleito eleitoral”, destacou a ministra.

A corregedora-geral eleita agradeceu aos colegas pela escolha. “É um cargo relevante e honroso, especialmente ao qual é atribuída uma missão delicada nesse momento da vida nacional, a de conduzir a Corregedoria em período eleitoral”, afirmou Isabel Gallotti.

A eleição da ministra ocorreu em consonância com o parágrafo único do artigo 119 da Constituição Federal e com o artigo 17 do Código Eleitoral, que estabelecem que o cargo deve ser ocupado por um representante do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Perfil
Isabel Gallotti é formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu seu mestrado em Direito e Estado. Iniciou sua carreira como advogada, atuando nos tribunais superiores, além das Justiças Federal, do Trabalho e do Distrito Federal. Sua experiência inclui também passagens pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Isabel é ministra do Superior Tribunal de Justiça desde 2010. Atualmente, faz parte da Segunda Seção, da Quarta Turma e da Corte Especial, além de compor a Comissão de Jurisprudência.

Em 20 de setembro de 2022, a magistrada passou a exercer a função de ministra substituta do TSE. Em 21 de novembro de 2023 tomou posse como ministra titular do Tribunal.

Veja também

MEC reforça recursos para ensino médio articulado com curso técnico

O Ministério da Educação (MEC) vai complementar os recursos repassados às secretarias estaduais de educação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!