Como combinado, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, entregou o cargo nesta quinta-feira (6) ao presidente Lula (PT). Só que, de última hora de acordo com Valdo Cruz, do GloboNews, o União Brasil não aceitou que Celso Sabino assuma a pasta se o partido não tiver autonomia para nomear todos os cargos do Turismo e das Comunicações.
Nesta quinta-feira, logo depois de Daniela Carneiro entregar o cargo, o acertado era que os líderes do União Brasil fossem ao Planalto para anunciar o nome de Celso Sabino para o Ministério do Turismo.
Só que eles haviam avisado que só aceitariam a pasta caso tivessem total autonomia para fazer as indicações. Como não veio o sinal positivo do presidente Lula, o União Brasil disse que não iria aceitar a nomeação nesta quinta e vai aguardar uma solução para o caso.
Um interlocutor do União Brasil reclamou que os demais partidos têm autonomia, enquanto o União Brasil não tem. No Turismo, por exemplo, não indicaram Embratur. Nas Comunicações, o PT ficou com os Correios.
O resultado é que as votações de interesse direto do Palácio do Planalto devem ficar para agosto. Carf e novo Marco Fiscal.