quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Ministra da Saúde participa de seminário sobre enfrentamento à desinformação sobre vacinas
quarta-feira 13 de dezembro de 2023 às 06:47h

Ministra da Saúde participa de seminário sobre enfrentamento à desinformação sobre vacinas

NOTÍCIAS, SAÚDE


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou, no último fim de semana, do Seminário Vacinação e Movimentos Antivacinação, no Rio de Janeiro. O evento reuniu membros das academias de medicina de diversos países para debater a desinformação a respeito dos imunizantes e a consequente hesitação vacinal da população.

Na oportunidade, os participantes assinaram uma declaração que propõe a criação de uma “Aliança para as Vacinas”. O objetivo do compromisso é atualizar e comparar regularmente as experiências de imunização de cada país e de suas respectivas regiões, bem como elaborar medidas para a sua promoção. O documento também sugere que seja garantido que os programas nacionais de imunização ofereçam a maior cobertura possível com as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), especialmente com foco na proteção de crianças, idosos e populações mais vulneráveis.

“Esta é uma oportunidade de discutir um tema que é um grande desafio em todo o mundo, ainda que movimentos antivacínicos não sejam uma novidade, pois eles estão presentes desde o século XIX. Mas, há elementos novos que precisamos nos debruçar”, destacou Nísia Trindade, no seminário.

Durante a sua apresentação, a ministra também traçou um histórico sobre a vacinação e as leis relacionadas a ela no Brasil. E, reforçou que o Ministério da Saúde não vai permitir que a desinformação e informações mentirosas coloquem em risco a vida da população. “Precisamos estar unidos e vigilantes”, alertou.

Realizado na Academia Nacional de Medicina (ANM), na capital fluminense, o Seminário Vacinação e Movimentos Antivacinação também contou com a presença, dentre outras autoridades, do diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, Jarbas Barbosa, e da representante da Opas/OMS no Brasil, Socorro Gross.

Saúde com Ciência

O Ministério da Saúde, em parceria com outras pastas, lançou uma plataforma voltada para a promoção e fortalecimento das políticas públicas de saúde e a valorização da ciência. A estratégia prevê ações que visam identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder, de maneira preventiva, aos efeitos negativos das redes de desinformação.

A fase inicial do programa está focada no enfrentamento à desinformação no contexto das vacinas e no desenvolvimento de estratégias para reduzir e mitigar o efeito desses conteúdos nas ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!