segunda-feira 23 de dezembro de 2024
O Acordo também prevê a oferta de cursos gratuitos pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor. - Foto: Roberto Castro/MTur
Home / NOTÍCIAS / Ministérios do Turismo e da Justiça fecham parceria para fortalecer garantias dos direitos dos turistas
quinta-feira 25 de março de 2021 às 17:28h

Ministérios do Turismo e da Justiça fecham parceria para fortalecer garantias dos direitos dos turistas

NOTÍCIAS


No mês em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor, os ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública reforçam o compromisso com a garantia dos direitos de turistas em todo o país. Os ministros Gilson Machado Neto (Turismo) e André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que prevê o compartilhamento de informações e ações conjuntas de proteção aos consumidores turistas.

Entre as ações previstas estão o incentivo à adesão de grandes empresas prestadoras de serviços turísticos à plataforma de resolução de conflitos, o Consumidor.gov.br. Trata-se de um serviço público federal gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, como cancelamentos e remarcações de viagens e eventos, principalmente em decorrência da Covid-19. Atualmente, estão presentes na plataforma 28 empresas do segmento de Turismo, Viagens e Hospedagem.

O Acordo também prevê a oferta de cursos gratuitos pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, na modalidade de ensino a distância. O objetivo é disseminar informações sobre direitos dos consumidores para prestadores de serviços turísticos. Estão previstas ainda outras ações conjuntas de proteção, como a articulação com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, a partir de demandas apresentadas pelo Ministério do Turismo.

Veja também

Selic no fim de 2025 passa de 14,00% para 14,75%, projeta Focus

A mediana do relatório Focus para a Selic no fim de 2025 passou de 14,00% …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!