A Procuradoria do Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu o afastamento do prefeito José Ramiro Ferreira Filho (Zé Filho), de Riachão do Jacuípe por favorecer empresas. Segundo a denúncia, apresentada no ano de 2017, o gestor efetuou contratações “lesivas ao erário em à execução” e “deliberadamente viciadas nos procedimentos internos” que resultaram em locações de máquinas com as empresas C. T. e L. Ltda. e U. T. Ltda.
Segundo o Tudonews, o pedido foi apresentado pelos vereadores Beto de Eny, Catarina Roma, Lucas Willian, Nem de Aureliano, Robinho Souza e Toninho da CTI, atual presidente da Câmara Municipal. O pedido de afastamento e devolução do montante é assinado pelo procurador-geral adjunto Geder Luiz Rocha Gomes e pelo promotor de Justiça convocado, Jose Jorge Meireles Freitas.
De acordo com a promotoria, além da irregularidade, a contratação não deveria ter sido realizada “uma vez que a municipalidade, à época dos fatos, possuía diversos veículos e máquinas em funcionamento (caçambas, bobcat, patróis, pá carregadeira, retroescavadeira, além da frota informada pelo DETRAN-BA), conduzidas e operadas por servidores locais”.
Na petição, o Ministério Público pede o afastamento do gestor e a reparação mínima ao erário no valor de R$ 2.766.129,81.