sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil
Home / JUSTIÇA / Ministério Público faz operação contra corrupção de policiais pelo jogo do bicho
terça-feira 29 de novembro de 2022 às 07:20h

Ministério Público faz operação contra corrupção de policiais pelo jogo do bicho

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Com 26 mandados de prisão, incluindo os bicheiros Bernardo Bello e Marcelo Simões Mesqueu, o Marcelo Cupim, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) deflagrou hoje a operação Operação Fim da Linha, focada na repressão a crimes de corrupção e lavagem de dinheiro proveniente da exploração de jogos de azar. Um dos alvos dos 57 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça é a residência do coronel Rogério Figueredo de Lacerda, ex-secretário estadual de Polícia Militar.

Bernardo Bello e Cupim não foram localizadas em casa.

A investigação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP-RJ, a partir da identificação do responsável por confeccionar as cartelas para bingos ilegais explorados por organizações criminosas no Rio, entre os quais um bingo descoberto em Copacabana, Zona Sul do Rio. Para viabilizar, potencializar e assegurar o gozo das vantagens financeiras, as organizações utilizam de diferentes modos de fraudar os resultados dos jogos, corrompem policiais militares, e valem-se de violência para a conquista de território.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Especializada em Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A investigação foi aberta após notícia crime sobre bingo clandestino que funcionaria em Copacabana com a permissão de policiais militares.

O GAECO identificou, ainda, a prática de corrupção sistêmica de Batalhões da Polícia Militar, sendo alvos de busca e apreensão quatro oficiais da corporação.

O coronel Figueredo foi destituído do cargo de secretário da PM em agosto do ano passado. Como a decisão foi tomada pelo governador Cláudio Castro num domingo, se especulou na época que o Palácio Guanabara tomara conhecimento de que o oficial da PM já era alvo de investigação.

Bello foi preso este ano

Em janeiro, Bernardo Bello foi surpreendido e preso no aeroporto de Bogotá, na Colômbia, enquanto supostamente seguia uma rota de fuga. Acusado de ordenar a morte do rival Alcebíades Garcia, o Bid, na disputa de pontos de caça-níqueis e jogo do bicho, ele acabou libertado e retornou ao Brasil por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Investigações concluíram que a morte de Bid foi motivada por disputa com Bello pelo controle dos pontos da contravenção na Zona Sul do Rio. Inconformado com o domínio de Bello sobre os pontos da contravenção na Zona Sul do Rio, Bid teria ameaçado retomá-los.

Já Marcelo Cupim teria arrendado de José Caruzzo Escafura, o Piruinha, as operações do jogo do bicho em parte da Zona Norte do Rio. Em 2016, chegou a ser condenado a quatro anos e seis meses de prisão pela Justiça Federal. Ele é acusado de chefiar quadrilha que explora caça-níqueis em Campos dos Goytacazes, no norte do estado.

Veja também

Nasa diz que sonda que fez maior aproximação do Sol na história está ‘segura’

Após se tornar o objeto enviado por humanos a chegar mais perto do Sol na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!