O Ministério dos Transportes segue estudando a proposta de um trem de passageiros entre Salvador e Feira de Santana. A Infra S.A, antiga Valec, fez licitação e contratou o Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea), para o chamado Lote I,/ Nordeste que liga Salvador a Feira de Santana/BA, com 107 km; São Luís/MA – Itapecuru Mirim/MA, com 116 km; e Fortaleza/CE – Sobral/CE, com 240 km.
Segundo fontes ouvidas pelo portal Bahia Econômica, o estudo está em andamento e o projeto do trem de passageiros ligando Salvador-Feira, que será o primeiro a ficar pronto, deverá ser entregue nos primeiros meses de 2025. Está previsto a realização de audiências públicas
A CCR, concessionária do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), possui uma Manifestação de Interesse Público (MIP) para uma parceria público-privada (PPP) visando assumir a obra e a operação do trecho. A estimativa é que o sistema atenda cerca de 4 milhões de pessoas, incluindo moradores de Salvador, Feira de Santana e cidades próximas.
A estimativa é que a construção do sistema custe cerca de R$ 2,6 bilhões, com um custo operacional anual de R$ 280 milhões. Com uma ligação ferroviária, o tempo de viagem, que atualmente dura cerca de uma hora e meia, poderia ser reduzido para cerca de 40 minutos por meio de um trem expresso.
O trajeto também pode beneficiar cidades como Santo Amaro, Candeias e Simões Filho, além de uma estação adicional na BR-101, já no território de Feira de Santana. A ligação possui potencial de integração com algumas das principais rodovias do país, já que Feira de Santana é cortada pela BR-101, BR-116 e BR-324.