A ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes, se reuniu, nesta última segunda-feira (15), durante o primeiro dia da WTM Latin América, com investidores estrangeiros em busca de oportunidades de investimento no país. Os encontros tiveram como objetivo fortalecer o setor turístico brasileiro e impulsionar a economia nacional, gerando emprego e renda para os brasileiros.
Para Ana Carla Lopes, as reuniões foram bastante produtivas. “Discutimos oportunidades estratégicas de investimento que não só impulsionarão a infraestrutura turística em nosso país, mas também criarão novas oportunidades de emprego e renda para as comunidades locais, uma das prioridades do ministro Celso Sabino e do presidente Lula. Estamos confiantes de que essas parcerias resultarão em benefícios significativos para o setor e para o Brasil como um todo, fortalecendo nossa posição de destino turístico de renome internacional”, disse.
Durante a primeira reunião, Ana Carla se encontrou com representantes do grupo espanhol HOTUSA. Eles debateram as perspectivas de construção de meios de hospedagens em grandes centros urbanos brasileiros. O grupo expressou interesse em estudar o mercado local para expandir sua presença, trazendo mais hotéis para o Brasil. Atualmente, o grupo hoteleiro atua por meio de sistemas de agendamento de reservas, sendo o Brasil o seu quarto principal mercado nas Américas
Já na segunda reunião, realizada com a Chinese Investment Forum, foram exploradas oportunidades de colaboração entre Brasil e China. Foram discutidas as possibilidades de atrair mais investimentos chineses para o Brasil, bem como de criar oportunidades para chineses virem conhecer o nosso país. Essa parceria tem o potencial de fortalecer os laços econômicos e turísticos entre as duas nações, gerando benefícios mútuos e impulsionando o desenvolvimento do setor.
As iniciativas refletem o compromisso do Ministério do Turismo em promover um ambiente favorável para investimentos no Brasil, visando o crescimento sustentável do turismo e o aumento da competitividade internacional do país como destino turístico.