O Ministério do Esporte prepara, junto com o cerimonial do governo federal, um grande evento para receber os medalhistas olímpicos do Brasil.
A ideia é esperar também o fim dos Jogos Paralímpicos de Paris, realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro, para reunir todos os medalhistas olímpicos e paralímpicos em uma única cerimônia.
O evento será realizado no Palácio do Planalto. A expectativa é que estejam presentes os principais atletas brasileiros – incluindo as medalhistas de ouro Beatriz Souza (judô) e Rebeca Andrade (ginástica artística).
As ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e das Mulheres, Cida Gonçalves, deveram ter destaque na cerimônia. Assim como a primeira-dama Janja Silva – que representou o governo brasileiro nos Jogos Olímpicos.
O Palácio do Planalto também estuda, junto com o Ministério do Esporte, um anúncio voltando para os atletas de alto rendimento. A decisão da última quinta-feira (8), que isentou os medalhistas da cobrança de imposto de renda nas premiações de Paris, animou o governo que vê uma possibilidade de comentários positivos nas redes sociais quando o assunto é esporte.
Para além disso, a intenção é destacar o programa Bolsa Atleta – criado em 2004, no primeiro mandato do presidente Lula da Silva (PT). Rebeca Andrade e Beatriz Souza recebem o benefício.