quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Ministério do Esporte participa da entrega da Medalha do Mérito Desportivo Militar
segunda-feira 11 de dezembro de 2023 às 09:15h

Ministério do Esporte participa da entrega da Medalha do Mérito Desportivo Militar

NOTÍCIAS


Uma medalha para quem fez história. Os atletas militares do Brasil que conquistaram um lugar no pódio dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 receberam na tarde do último sábado (9), na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, a Medalha do Mérito Desportivo Militar em cerimônia realizada pelo Ministério da Defesa, que contou com a presença do ministro do Esporte André Fufuca.

As duas pastas mantêm o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), que beneficia hoje 542 atletas. A política incorpora, em caráter temporário, esportistas proeminentes às Forças Armadas, tendo direito a salário, utilização das estruturas dos centros de treinamento, assistência médica, 13º salário, entre outros benefícios.

“O PAAR é uma parceria de longa data que mantemos com as Forças Armadas. Para ter uma ideia de sua importância: quando diversos atletas não puderam arcar com suas despesas no esporte durante a pandemia, foi o programa que os manteve. É uma ação consolidada que traz resultados positivos no que diz respeito ao esporte de alto rendimento, como pudemos ver no Pan de Santiago 2023”, comentou o ministro André Fufuca.

Das 205 medalhas que estabeleceram a melhor campanha brasileira na história do Pan, 99 (48%) foram conquistadas por cerca de 62 atletas militares, condecorados sob uma sensação de gratidão mútua, como avaliou o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

“Essas medalhas significam a gratidão da sociedade por eles (atletas) representarem aquilo que nós desejamos: a disciplina, o respeito, a educação. E eles prestam continência na hora em que recebem as medalhas no pódio também com um sentimento de gratidão à sociedade brasileira, que ajuda para que eles tenham chegado até aqui e ao governo brasileiro que os tem apoiado”, avaliou Múcio.

Além do PAAR, o Bolsa Atleta – maior programa de incentivo esportivo do mundo – tem colaborado para que o ano dos atletas brasileiros que recebem o benefício feche com balanço positivo, mesmo que a temporada comece com surpresas indesejadas, a exemplo da velocista Tiffany Marinho, que se lesionou ainda nos treinos para o GP do Chile no início do ano.

“Tinha treinado para a prova, estava com a expectativa muito alta, mas tive uma lesão inesperada na posterior, mas a gente foi tratando, se cuidando, consegui concluir uma temporada que não foi excelente, mas foi boa”, avaliou a atleta, que não só se recuperou como voltou ao Chile em novembro para ser bronze no revezamento 4x400m feminino e prata no 4x400m misto. “No final, a gente se une e dá tudo certo. Ano que vem temos um ano promissor e a gente já começou a corrida olímpica com garra e foco no objetivo”, destacou Tiffany, que recebe Bolsa Atleta Olímpica.

Participante do PAAR, a ginasta Jade Barbosa avaliou a importância do programa para ela e para o esporte brasileiro. “É difícil colocar em palavras. Eu tô muito realizada com o ano de 2023 e certa de que foi um dos melhores anos para a nossa ginástica dos últimos tempos. Falo por mim, medalhista pan-americana, mundial, brasileira e por todas, porque estamos classificadas para Paris 2024, algo que a equipe toda queria e conseguimos graças a todo este apoio. Quem diria há 20 anos, quando comecei, que a gente teria tudo isso”, concluiu Jade.

Veja também

Bolsonaro indiciado: o que significa e quais as consequências

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma das 37 pessoas indiciadas pela Polícia Federal (PF) pelos crime de golpe …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!