O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai contratar um consultor para a consolidação de uma proposta de plano de ação nacional voltado à irrigação em pequenas propriedades. Edital com esse objetivo foi lançado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). As propostas podem ser apresentadas até a próxima segunda-feira (18) por meio deste link.
O consultor selecionado (pessoa física) deverá elaborar o plano com foco no estabelecimento de parcerias estratégicas para a implementação, de forma coordenada, modular e compartilhada, de políticas públicas de oferta de água e incentivo à irrigação em pequenas propriedades. O contrato será de oito meses. Podem se candidatar profissionais formados em engenharia ou em ciências naturais com, no mínimo, 10 anos de atuação na área de formulação, avaliação e monitoramento de políticas públicas.
“Desde 2019, todas as ações do MDR adotam a água como fio condutor. Água é vida, é o insumo principal das cadeias produtivas, é geração de emprego e desenvolvimento. A agricultura irrigada é uma dessas cadeias que promovem o crescimento econômico e social de diversas regiões do País. Com esse edital, vamos produzir um plano direcionado aos pequenos produtores”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.
Em novembro de 2021, o MDR e o IICA realizaram o 1º Seminário Nacional de Agricultura Irrigada em Pequenas Propriedades, quando foram iniciadas as discussões para a elaboração do Plano de Ação Nacional de Agricultura Irrigada. Dentre os temas debatidos, destacaram-se a agricultura familiar, a irrigação e o associativismo e políticas públicas para acesso à água para pequenos empreendimentos.