domingo 17 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Ministério do Desenvolvimento entrega 186 vans para ampliação do acesso aos serviços socioassistenciais
quinta-feira 9 de maio de 2024 às 18:14h

Ministério do Desenvolvimento entrega 186 vans para ampliação do acesso aos serviços socioassistenciais

NOTÍCIAS


Em um compromisso com a inclusão social e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizou, na quarta-feira (8), a entrega de 186 vans adaptadas para acessibilidade. Com investimento de R$ 57,6 milhões, os veículos da estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MobSuas) beneficiarão as cinco regiões e 58 municípios, visando ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.

A iniciativa representa uma inovação no atendimento socioassistencial, pois permitirá que as equipes do SUAS realizem ações proativas, protetivas e preventivas. A medida alcança pessoas em situação de vulnerabilidade em áreas distantes dos centros de atendimento tradicionais.

Segundo o ministro Wellington Dias, a iniciativa é resultado da parceria com o Congresso Nacional e visa garantir melhores condições de trabalho e de atendimento à população mais necessitada.

“Hoje o presidente Lula determinou que a gente, nessa parceria com os parlamentares, pudesse entregar equipamentos para fortalecer o nosso Sistema Único da Assistência Social”, afirmou. “Ter um MobSUAS, ir onde as pessoas estão, beneficiar uma pessoa com deficiência que precisa de transporte, é fundamental para a inclusão social e para a garantia de direitos”, destacou.

As vans, com investimento de R$ 310 mil cada, possuem acessibilidade universal. Serão utilizadas para transportar pessoas com deficiência, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade para os serviços de acolhimento e centros de referência da Assistência Social. Além disso, possibilitam a mobilidade das equipes do SUAS e facilitam a realização de visitas domiciliares e busca ativa em áreas mais distantes.

O secretário Nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, destacou o papel fundamental do MobSUAS no fortalecimento do sistema . “Essa entrega representa um marco importante para a assistência social no Brasil”, disse Quintão.”São vans adaptadas que vão transportar pessoas com deficiência, pessoas idosas para os serviços de acolhimento para os centros de referências da Assistência Social e também vai possibilitar a mobilidade das próprias equipes do SUAS”, completou Quintão.

O MDS garantiu 36 vans para o Centro-Oeste, 75 vans para o Nordeste, 35 vans para o Norte, 18 vans para o Sudeste e 21 vans para o Sul. Durante a entrega simbólica nesta quarta, foram beneficiados os estados do Acre (AC) 15 vans, Goiás (GO) 26 vans, Maranhão (MA) 1 van, Minas Gerais (MG) 15 vans, e Mato Grosso (MT) 1 van.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o MDS e o Congresso Nacional, demonstrando o compromisso conjunto dos poderes públicos com o bem-estar social da população brasileira. “Essa é uma conquista do povo brasileiro”, afirmou o ministro Wellington Dias. “Agradeço ao Congresso Nacional pela parceria e por acreditar na importância da assistência social para o desenvolvimento do nosso país”, finalizou.

Para o deputado federal por Alagoas, Paulo Fernando dos Santos, a entrega dos veículos demonstra o compromisso com os mais necessitados do país. “Essas vans terão um papel primordial para diminuir a desigualdade em nosso país. Essa integração entre a Câmara, o Senado e o Executivo mostra o compromisso com a população mais pobre do Brasil.”

A entrega simbólica contou também com a participação dos senadores Eduardo Braga (AM), Ivete da Silveira (SC), Zenaide Maia (PB), Styvenson Valentim (AC), o deputado federal Samuel Viana (MG), além de gestores municipais que receberam os veículos.

Veja também

Banco Mundial e FMI beneficiam países ricos, critica economista no G20

O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), por funcionarem em uma lógica de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!