OMinistério de Minas e Energia (MME), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), promoveu a 1ª Imersão em Garantia Física. O evento que reuniu especialistas sobre o assunto aconteceu nesta semana, na sede do MME.
O encontro teve como objetivos avançar no aprimoramento e atualização dos normativos vigentes relacionados ao tema garantia física de competência do MME.
“Iniciamos uma ampla discussão que aborda também os aspectos conceituais e aplicações do parâmetro garantia física”, pontuou a coordenadora geral em Garantia Física, Tarita Costa.
No evento, foi proposta a instauração de uma Tomada Pública de Subsídios no ano de 2024, promovendo assim a participação social e transparência em todo processo.
Garantia física
A garantia física é definida como sendo a quantidade de energia que um empreendimento de geração consegue suprir dado critérios de suprimento e segurança definidos. Ela é uma métrica importante para a adequabilidade da oferta do sistema e é utilizada principalmente para dois fins fundamentais no Brasil: estabelecer a quantidade máxima de energia que um empreendimento de geração de energia pode comercializar e, servir de parâmetro para verificação da adequabilidade do sistema elétrico, subsidiando o planejamento energético.