O Ministério de Minas e Energia (MME), representando o governo brasileiro, se reuniu, nesta quarta-feira (10), com a delegação chinesa que compõe a Subcomissão de Energia e Mineração no âmbito da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN). O MME é um dos coordenadores da Subcomissão, resultado de uma parceria estabelecida em 2004 com a República Popular da China.
Durante o encontro, foram discutidos temas de interesse entre os países, como a mineração, o setor de petróleo e gás natural, o setor elétrico, energia nuclear para fins pacíficos e transição energética. Na ocasião, o secretário Nacional de Transição Energética, Thiago Barral, lembrou que neste ano de 2024 as relações diplomáticas entre Brasil e China estão completando 50 anos. “É um marco importante, em especial porque a China é um parceiro comercial relevante em vários setores da economia”, ressaltou.
Os representantes dos dois países reforçaram a importância da manutenção do diálogo e da cooperação guiada pelos benefícios mútuos e compartilhados em prol da garantia da segurança energética e da transição para uma economia de baixo carbono.