O Ministério de Minas e Energia (MME) acaba de atualizar o ‘Quem é Quem’ do portal da Eficiência Energética . A ação tem como objetivo fortalecer a rede profissionais, instituições e empresas dedicadas à eficiência energética no Brasil. O MME analisou 34 formulários recebidos durante o chamado para o cadastramento de novos participantes, que foi encerrado no dia 20 de fevereiro.
As novas instituições, que atenderam aos critérios estabelecidos, foram prontamente incorporadas à plataforma, fortalecendo ainda mais a comunidade de profissionais e entidades engajadas nesse setor. “Essa análise não apenas verificou os dados fornecidos pelos candidatos, mas também avaliou a correlação das atividades por eles realizadas com a prestação de serviços relacionados à eficiência energética”, explicou a coordenadora-geral de Eficiência Energética da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Samira Sousa.
No próximo bimestre, está prevista a abertura de um novo chamado anual. Essa iniciativa reforça o compromisso contínuo do MME em manter atualizado e representativo o panorama dos atores envolvidos na promoção da eficiência energética no país.
Eficiência Energética
Em um momento em que a busca por soluções sustentáveis e econômicas se torna cada vez mais urgente, a eficiência energética surge como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável do Brasil. As entidades do setor desempenham, neste contexto, um papel crucial na disseminação de práticas, tecnologias e políticas que visam a otimização do uso de recursos energéticos, contribuindo para a redução de custos e a melhoria da competitividade das empresas. Essas iniciativas também são estratégicas para a mitigação dos impactos ambientais e a promoção de uma transição energética justa, inclusiva e sustentável.